SIGNA comemora 20 anos de sucesso no Mosteiro de Tibães
Venha conhecer melhor os triunfos da SIGNA ao longo destas duas décadas de dedicação, inovação… e felicidade!
O Mosteiro de São Martinho de Tibães
A SIGNA comemorou o seu 20º aniversário num dos monumentos mais emblemáticos de Braga, um local carregado de significado, onde há séculos atrás, os monges beneditinos seguiam as regras de silêncio, obediência, pobreza, oração e trabalho prescritas por São Bento de Núrsia… assim como hoje em dia, os colaboradores da SIGNA se dedicam ao seu trabalho com empenho, devoção e integridade.
O Mosteiro de São Martinho de Tibães, Imóvel de Interesse Público desde 1944, foi construído no local de uma antiga vila romana no século VI e reconstruído várias vezes, incluindo no século XVII, quando se ergueu o atual monumento, e já no XXI, quando reabriu para o público, permitindo ver, sentir e percorrer os seus diferentes espaços históricos. Estas revitalizações sucessivas que enalteceram o Mosteiro de Tibães - este ano, local da festa de aniversário da SIGNA - também refletem a própria evolução da empresa: de um pequeno negócio a uma referência no setor dos brindes publicitários!
A trajetória de crescimento e inovação
A SIGNA Design, Lda foi fundada em 2004, com o objetivo de responder às necessidades na área do design gráfico e publicidade, especializando-se na criação de logótipos, identidade gráfica, web design e produção de lonas, placas, decoração de montras e viaturas. Também comercializava alguns brindes personalizados de forma residual, mas só em 2008, identifica “um potencial significativo no mercado dos brindes promocionais personalizados e, para atender a esta nova demanda, cria um site e aumenta a sua capacidade produtiva, focando-se mais nesta área”, começa por explicar Sónia Machado, CEO da Signa, acrescentando que “esta expansão permitiu diversificar os seus serviços e fortalecer a sua posição no mercado”.
Em 2011, com a aquisição de um novo pavilhão, a SIGNA amplia a equipa e adquire novas máquinas para aumentar a capacidade e a qualidade da produção”. Sónia Machado recorda que “a mudança de instalações representou um marco importante no crescimento da empresa, possibilitando uma maior eficiência e inovação nos serviços prestados”. E com esta mudança foi possível implementar “uma nova orientação estratégica, com ênfase na qualidade e no crescimento sustentável que trouxe um aumento significativo na faturação da empresa”. Além disso, Sónia Machado introduziu novos valores na gestão do negócio, nomeadamente “respeito e valorização de todos os colaboradores enquanto pessoas, e com isso, a SIGNA prosperou”. Tanto que em 2023 atingiu um patamar de faturação de 2,5 milhões de euros e para este ano prevê alcançar os 3,3 milhões de euros, consolidando-se como uma referência no setor dos brindes publicitários. E não é tudo! Para o ano, a SIGNA planeia expandir-se além-fronteiras para alcançar novos mercados, refletindo o seu compromisso com a evolução, oferecendo soluções personalizadas para um público mais vasto.
A diferenciação no mercado de atuação
“São as pessoas” - alega Sónia Machado - que diferenciam a SIGNA no mercado de atuação: “todos temos uma preocupação genuína com a satisfação do cliente. Existe um cuidado extraordinário na personalização dos brindes e uma preocupação constante com a qualidade do nosso serviço e acompanhamento ao cliente, durante todo o processo de encomenda”. É por isso que a missão da SIGNA não passa apenas por satisfazer os clientes, mas também por exceder as suas expectativas. Missão que tem sido bem-sucedida, como indicam os feedbacks positivos dos clientes, que deixam os colaboradores orgulhosos, a sentirem-se parte integrante de uma missão comum: “cada membro da equipa SIGNA contribui para este propósito com dedicação e empenho, garantindo que cada interação com o cliente seja uma experiência memorável e gratificante”, diz Sónia Machado.
Os clientes
“Qualquer empresa, independentemente da sua área de negócio, pode ser nossa cliente e essa versatilidade constitui outra vantagem competitiva”, esclarece Sónia Machado. “Trabalhamos com empresas de todas as dimensões, desde pequenas startups a grandes corporações, assim como com particulares que procuram brindes para eventos como casamentos, batizados ou festas familiares, garantindo soluções personalizadas e de qualidade para cada ocasião”. Além disso, a SIGNA estabelece parcerias com entidades de renome, como universidades e grandes grupos empresariais, e tem as portas abertas à comunidade: “promovemos eventos e estabelecemos parcerias com outras empresas e associações locais, especialmente do concelho de Braga”.
Os produtos
T-shirts, bonés, blocos de notas, agendas, fitas lanyard, esferográficas, sacos, canecas, porta-chaves, crachás, jogos, roll ups e muitos outros brindes personalizados fazem parte da lista de produtos da SIGNA. “Atualmente, dispomos de mais de 20.000 artigos personalizáveis com stock permanente, organizados em várias categorias, como escrita e escritório, tecnologia, vestuário, sacos e mochilas, saúde e bem-estar e suportes publicitários” exemplifica Sónia Machado, adiantando que “cada uma destas categorias é cuidadosamente selecionada para responder às necessidades específicas dos clientes, garantindo sempre a máxima qualidade e personalização”.
A preocupação social e sustentabilidade
Além do compromisso com a qualidade, a SIGNA mantém um compromisso constante de apoio a entidades de responsabilidade social, incluindo a Cruz Vermelha, a Refood e o Banco Alimentar. Sónia Machado afirma ainda que, além disso, “a SIGNA incentiva e promove a doação de sangue pelos seus colaboradores, e organiza ações internas de recolha de roupa e alimentos para associações de apoio social e animal”.
A par, a empresa de brindes publicitários aposta na sustentabilidade, implementando práticas de reciclagem de embalagens, entre outras medidas de poupança e preservação, e pretende investir em painéis fotovoltaicos para produção de energia renovável.
Os reconhecimentos: PME Líder, PME Excelência e Empresa Feliz
Em 2024, a SIGNA renovou o duplo estatuto de PME Líder e PME Excelência, reconhecimentos que distinguem negócios com perfis de desempenho superiores, e recebeu, pela primeira vez, o selo Happiness Works 2024, que destaca as empresas que promovem o bem-estar dos seus colaboradores e assumem o compromisso de criar e manter um ambiente de trabalho positivo e inspirador.
Sónia Machado mostra-se particularmente orgulhosa do selo “Empresa Feliz 2024” porque “investir nas pessoas é investir no futuro. É reconhecer que cada colaborador é um ser humano com sonhos, aspirações e um potencial ilimitado. Tem sido essa a principal máxima da SIGNA ao longo dos seus 20 anos de atividade”.
Mas como é que a SIGNA consegue valorizar os colaboradores? A explicação é óbvia! Além do investimento em formação, em 2023 a SIGNA criou o Departamento da Felicidade que tem a responsabilidade de implementar uma vasta gama de iniciativas, incluindo benefícios como seguro de saúde, plafond de 200€/ano para cada colaborador, cheque prenda de 50€ no dia do aniversário e vales de apoio à educação para filhos em idade escolar, entre outras benesses e eventos regulares para fortalecer os laços entre os membros da equipa: da festa de aniversário da empresa ao jantar de Natal, passando por almoços em dias comemorativos, piqueniques e atividades ao ar livre também com os familiares.
Solicite mais Informações