Máscaras Descartáveis vs Máscaras Reutilizáveis. Quais as Melhores?

Sobre a SIGNA | Blog | Testemunhos | Contactos Telefone SIGNA

Pesquisar
Oportunidades

Máscaras Descartáveis vs Máscaras Reutilizáveis. Quais as Melhores?

Última atualização em 09-02-2021
Modelos, composição, eficácia, regulamentação e preços: conheça todas as diferenças entre máscaras descartáveis e máscaras reutilizáveis!
Máscaras Descartáveis vs Máscaras Reutilizáveis. Quais as Melhores?

Há pouco mais de um ano, a palavra máscara era associada a folia, ao período do Carnaval em que super-heróis saíam à rua de mãos dadas com princesas, mas à data de hoje, devido à Covid-19, as máscaras são associadas a momentos menos felizes. E não importa se são máscaras descartáveis ou máscaras reutilizáveis, importa que estejam lá, a cobrir o rosto para impedir a contaminação!

Porém, e tendo em conta os novos e repetidos surtos, é provável que na hora de encomendar (mais) máscaras de proteção para si, para a sua família e para os colaboradores da sua empresa, surja a dúvida: deve comprar máscaras descartáveis ou reutilizáveis? Máscaras comunitárias, máscaras FFP2 ou máscaras de tecido? Modelos de máscara personalizados com o logo da sua marca ou simples máscaras cirúrgicas? Duas máscaras em simultâneo?

Máscara, viseira e luvas… Não desespere!

O mais importante é usar corretamente uma boa máscara adaptada à situação e risco de contágio e o resto… bom, o resto poderá ficar a saber se ler este artigo que vai explicar tintim por tintim as diferenças entre máscaras descartáveis e reutilizáveis dando-lhe razões válidas para optar por um ou por outro modelo… pelo menos enquanto o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) não der mais indicações e obrigações em relação à utilização de máscaras comunitárias.

Máscaras Descartáveis versus Máscaras Reutilizáveis

Sabemos que está ansioso por perceber quais são as principais diferenças entre máscaras descartáveis e reutilizáveis, mas antes importa referir que no contexto de pandemia se usam, genericamente, dois grandes tipos de máscaras de proteção:

MÁSCARAS DESCARTÁVEIS

MÁSCARA COMUNITÁRIA DESCARTÁVEL

Existem vários tipos de máscaras descartáveis, pelo que é comumente aceite a sua divisão em dois grandes grupos e subgrupos:

Máscaras Cirúrgicas

  • Tipo I, com filtração maior ou igual a 95%.
  • Tipo II, com filtração maior ou igual a 98%.
  • Tipo IIR, com filtração maior ou igual a 98% (proteção contra salpicos).

Máscaras Respiratórias ou Autofiltrantes, tecnicamente designadas FFP1, FFP2 e FFP3 (Filtering Face Piece):

  • Máscaras FFP1, com eficiência de filtração superior a 80% e fuga total de gotículas para o interior inferior a 22%.
  • Máscaras FFP2 (também conhecidas como N95 ou KN95), com filtração superior a 94% e a fuga para o interior a não exceder os 8%.
  • Máscaras FFP3, com filtração quase total (99%) e fugas para o interior de menos do que 2% das gotículas. 

MÁSCARAS REUTILIZÁVEIS

Máscara ergonómica de nível 2 em algodão orgânico, reutilizável

Também existem vários tipos de máscaras reutilizáveis, mas estão incluídos num grande grupo que alberga máscaras não-cirúrgicas, máscaras comunitárias, máscaras têxteis ou máscaras sociais para a população em geral. Equipamentos de proteção individual que também previnem a transmissão do vírus e que devem ter um desempenho mínimo de filtração de 70%:

Máscaras Comunitárias ou Máscaras Sociais (também chamadas de máscaras não-cirúrgicas nível 3).

Quais são as principais diferenças entre Máscaras Descartáveis e Máscaras Reutilizáveis?

Numa primeira análise parece óbvio que a grande diferença entre máscaras descartáveis e reutilizáveis é o facto de, as primeiras não se poderem lavar e reutilizar, enquanto que as segundas se podem lavar à mão ou na máquina… mas a lista de diferenças não se fica por aqui!

Efetivamente, máscaras certificadas têm funções diferentes e características definidas por normas distintas que convém conhecer antes de comprar máscaras descartáveis ou comprar máscaras reutilizáveis.

  • Perfil de utilizador

Máscaras cirúrgicas e máscaras respiratórias descartáveis são mais usadas por profissionais de saúde e pessoas com sintomas ou com suspeita de estarem infetadas com Covid-19, assim como os seus cuidadores.

Já as máscaras sociais reutilizáveis são mais usadas por pessoas que se querem proteger a si próprias, mas também a quem as rodeia em sítios públicos, evitando a transmissão de gotículas eventualmente contaminadas com Covid-19.

Por exemplo, uma máscara de pano certificada reutilizável é quanto basta ao cidadão comum para fazer a sua vida habitual, nomeadamente ir ao supermercado. Já uma máscara FFP2 é desnecessária numa ida às compras, mas recomendável numa ida ao hospital ou para profissionais de saúde.

  • Composição

As máscaras descartáveis certificadas costumam ser compostas por polipropileno, com normalmente três a quatro camadas e só podem ser utilizadas uma vez, durante um período máximo de 4 a 8 horas.

As máscaras reutilizáveis certificadas costumam ser feitas em tecido, até três camadas, e podem ser lavadas e utilizadas mais de uma vez, embora também tenham um período máximo de utilização de 4 horas.

  • Nível de proteção

As máscaras descartáveis certificadas ou máscaras cirúrgicas só protegem contra agentes infeciosos transmissíveis por gotículas. Ou seja, ao cobrirem a boca e o nariz, funcionam como uma barreira para minimizar a transmissão direta de agentes infeciosos entre as pessoas, filtrando, essencialmente de dentro para fora.

Pelo contrário, as máscaras de tecido reutilizáveis, que também previnem a inalação de agentes infeciosos que se transmitem por via aérea, constituem uma espécie de barreira física à inalação de partículas que pairam no ar, pelo que são consideradas mais um dispositivo de proteção dos outros, do que um dispositivo de proteção do próprio utilizador.

Contudo, apesar de reduzirem o risco de infeção, as máscaras de tecido certificadas não têm taxas de filtração elevadas como as máscaras FFP2 e FFP3 (também conhecidas como máscaras N95 ou máscaras KN95) que são usadas por profissionais de saúde em ambiente de maior exposição a agentes patogénicos.

Máscara descartável com 3 camadas de proteção e filtro bacteriano.

  • Quadro comparativo | Níveis de proteção contra Covid-19

Se ainda ficou com dúvidas sobre o nível de proteção contra Covid-19 das máscaras descartáveis e máscaras reutilizáveis, veja o quadro comparativo de eficácia da retenção de partículas:

Equipamento

Tipo

Proteção Individual

Proteção Comunitária

Filtração Bacteriana

Propriedades

Máscaras
Descartáveis

Máscara higiénica

Não

?

?

Não protege contra Covid-19, mas limita a propagação do contágio

Máscara FFP1

sem válvula

Não

Sim

+80%

Não protege contra agentes infeciosos, mas limita a propagação do contágio

FFP2/KN95

sem válvula

Sim

Sim

+95%

Protege e limita a propagação do contágio

FFP2

com válvula

Sim

Não

+98%

Protege, mas não limita a propagação do contágio

FFP3

com válvula

Sim

Não

+95%

Protege, mas não limita a propagação do contágio

Máscara cirúrgica tipo I e II

Não

Sim

Tipo I +95%

Tipo II +98%

Não protege a 100% devido ao fraco ajuste, mas limita a propagação do vírus

Máscaras
Reutilizávei
s

Meia máscara com filtro

Sim

Não

+95%

Protege, mas não limita a propagação

Máscara social

nível II

Tipo B e C

Não

Sim

Não

+95%

-95%

A eficácia depende do índice de filtração do material

Máscara social

nível 3

tipo B e C

Não

Não

-70%

Apenas promove a proteção de grupo

 

  • Período de eficácia

Em relação ao período de eficácia da filtração da máscara, seja máscara de tecido ou máscara cirúrgica, vem sempre indicado na embalagem ou no próprio produto e pode variar em função do uso: de 4 a 8 horas em todos os tipos de máscara (ou a partir do momento em que fiquem húmidas), sob pena de se degradarem as suas capacidades de retenção de partículas e de respirabilidade.

  • Conforto

Quer as máscaras descartáveis certificadas quer as máscaras reutilizáveis certificadas estão disponíveis em vários tamanhos e possuem elementos que permitem um ajuste ao rosto de forma a proporcionarem todo o conforto e segurança ao utilizador, sejam máscaras de tecido, máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2, máscaras FFP3 ou qualquer outro tipo de máscaras certificadas.

  • Regulamentação

Todas as máscaras de proteção descartáveis e reutilizáveis, devem cumprir com os requisitos definidos por normas e regulamentação específica. Em Portugal, seguem-se as seguintes indicações:

  • Máscaras cirúrgicas ou máscaras descartáveis devem cumprir com a Diretiva Europeia n.º 93/42/CEE e norma EN 14683:2019, bem como apresentar marcação CE.
  • Máscaras respiratórias ou autofiltrantes (máscaras FFP1, máscaras FFP2 e máscaras FFP3) devem cumprir com o Regulamento (UE) 2016/425 e Decreto-Lei n.º 118/2019, e têm de exibir a marcação CE
  • Máscaras em tecido, máscaras comunitárias ou máscaras sociais devem ter a identificação do nível de proteção e apresentar informação sobre o processo de reutilização (lavagem, secagem, conservação, manutenção), características de desempenho e composição.

Padrão europeu EN 149: 2001 + A1: 2009

E por fim, saiba que as máscaras certificadas foram testadas por um laboratório com competência técnica reconhecida, como o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário), Equilibrium ou ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade). Instituições com competência para atribuição de selos de qualidade em Portugal.

Quais são as principais vantagens das Máscaras Descartáveis?

  • Proteção contra o risco de contágio ou infeção.
  • Facilidade e praticidade de utilização.
  • Utilização única, não necessita de lavagem após utilização.
  • Eliminação após a sua utilização, o que evita armazenamento e custos de manutenção.

Quais são as desvantagens das Máscaras Descartáveis?

  • Por não serem reutilizáveis, são mais um fator de poluição.
  • Se não forem produzidas com materiais reutilizáveis, não contribuem para uma economia circular, de reaproveitamento.
  • Máscaras descartáveis com válvula de expiração ignoram a função de filtração do ar expirado.
  • Máscaras FFP2 e máscaras FFP3 não são adequadas a um uso diário porque trazem problemas de respirabilidade e problemas no campo da acumulação de CO2, a pessoas com doença pulmonar.

Onde comprar Máscaras Descartáveis?

Agora que já decidiu comprar máscaras descartáveis certificadas, tome nota de três sugestões da SIGNA, ideais para se proteger a si e aos seus: aos seus familiares, amigos, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio…

MÁSCARA COMUNITÁRIA DESCARTÁVEL

MÁSCARA COMUNITÁRIA DESCARTÁVEL

A máscara cirúrgica Tipo IIR, que cobre completamente boca, nariz e queixo. Cumpre as normas europeias EN 14683:2019 + AC:2019 Tipo IIR e tem uma capacidade de filtragem de partículas BFE ≥ 98%.

Máscara FFP2

MÁSCARA AUTOFILTRANTE FFP2

A máscara autofiltrante FFP2 com dupla proteção, possui 5 camadas com acabamento selado a quente, arnês de fixação para ajuste na cabeça e clipe nasal adaptável para um ajuste firme e regulador. A eficiência de filtração mínima é de ≥ 94%.

Máscara FFP3

MÁSCARA AUTOFILTRANTE FFP3

A máscara autofiltrante FFP3 foi concebida para uma filtragem de 99%, em tecido de fabricação sustentável, com 2 capas melt-blown, 3 capas non woven e fita elástica para maior conforto. Tecnologia de filtragem antipartículas de grau FFP3. Proteção e filtragem eficaz de partículas de ar PM2,5.

Quais são as principais vantagens das Máscaras Reutilizáveis?

  • Produtos amigos do ambiente com menos pegada de carbono.
  • Vida útil superior à das máscaras descartáveis.
  • Maior custo/benefício já que a médio/longo prazo a utilização de máscaras de tecido e outras máscaras reutilizáveis é ecológica e fica mais barata do que a utilização de máscaras descartáveis.

Quais são as desvantagens das Máscaras Reutilizáveis?

  • Necessidade de lavar após 4 horas de utilização, secar e armazenar em local seguro e devidamente higienizado.
  • Máscaras em tecido certificadas são mais caras que as máscaras cirúrgicas.
  • Os índices de filtragem bacteriana são inferiores se comparados com máscaras FFP2 ou FFP3, por exemplo.

Onde comprar Máscaras Reutilizáveis?

Preferindo comprar máscaras reutilizáveis, já que a pandemia não arreda pé e se prevê que seja necessário usar máscara de proteção durante longos meses… conheça as sugestões da SIGNA no que toca a máscaras certificadas altamente fiáveis, mas também personalizáveis com a cor, nome e logo da sua empresa para aumentar a visibilidade da marca.

Máscara 100% algodão orgânico | Nível 2

MÁSCARA 100% ALGODÃO ORGÂNICO | NÍVEL 2

A máscara 100% algodão nível 2 é composta por 2 camadas de algodão orgânico e filtro de 100% polipropileno, o que permite uma capacidade de retenção de partículas ≥90%. Certificada pelo CITEVE até 20 lavagens.

Máscara em tecido personalizável | Nível 3

MÁSCARA EM TECIDO PERSONALIZÁVEL | NÍVEL 3

A máscara em tecido personalizável nível 3 é composta por 2 camadas em 100% poliéster e filtro interior em 100% polipropileno para retenção de 70% das partículas que circulam no ar. Certificada pelo CITEVE até 25 lavagens.

Máscara higiénica Liriax

MÁSCARA HIGIÉNICA LIRIAX

A máscara higiénica Liriax possui camada dupla, costura frontal ergonómica para um ajuste confortável e tiras elásticas em tecido hipoalergénico. Tem uma eficiência de filtragem bacteriana superior a 90%. Certificada pela EU até 25 lavagens.

 

Máscaras de proteção caseiras são bonitas, compõem o visual e diferenciam-no, mas infelizmente não servem para fazer frente à Covid-19.

Se tem mesmo de usar algo a tapar o rosto, prefira máscaras certificadas e eficazes na proteção contra o novo coronavírus. Sejam máscaras FFP2 com capacidade de filtração igual ou superior a 95%, sejam máscaras de pano reutilizáveis com capacidade para reter a maioria das partículas invisíveis que circulam no ar.

Faça a sua parte para evitar mais surtos!

 


Solicite mais Informações

Por favor use o seguinte formulário para qualquer pedido de cotação ou informações complementares:
O seu Nome (*):
O seu Email (*):
A sua Mensagem (*)
Enviar Mensagem
(*) Campos obrigatórios
Artigo adicionado com sucesso!

O artigo foi incluído no seu pedido de Orçamento.
Poderá adicionar mais artigos ou continuar a sua pesquisa.

Por favor, informe o que pretende fazer:

mySIGNA
Para aceder à sua conta mySIGNA, por favor, preencha o seu email e a sua password:
O seu Email:
A sua Password:
Login automático neste computador
Se esqueceu os seus dados de acesso poderá recuperá-los aqui:
mySIGNA
Para efetuar o registo no nosso site, por favor, preencha os seus dados:
O seu Nome (*):
O seu Email (*):
A sua Empresa:
O seu Telefone:
Autorizo a utilização dos meus dados no âmbito da Política de Privacidade da SIGNA.
Quero manter-me informado(a) sobre novidades e promoções exclusivas da SIGNA.
Efetuar Registo!
(*) Campos obrigatórios
SIGNA
Vantagens da conta mySIGNA
  • Não necessita preencher sempre os seus dados de acesso
  • Acesso ao histórico dos seus pedidos
  • Guarde os seus brindes favoritos
  • Subscrição das nossas novidades e promoções
  • Efectue comodamente o seu pedido de Catálogo

808 203 295

Atendimento por WhatsApp +351 911 795 871

Se preferir, deixe-nos o seu contacto, que nós ligamos:

Liguem-me!

Precisa de ajuda?

Nós ajudámos!
Informe-nos para que tipo de evento se destinam os brindes, o valor máximo que pretende gastar e qual a quantidade que necessita, que nós tratamos do resto! Totalmente grátis e sem compromisso!

Quero Ajuda!
Nós Ajudamos!

Informe-nos para que tipo de evento se destinam os brindes, o valor máximo que pretende gastar e qual a quantidade que necessita, que nós tratamos do resto!

Tema do Evento/Finalidade dos Brindes (*):
Orçamento disponível (*):
Quantidades (*):
Outras informações relevantes:
O seu Nome (*):
O seu Email (*):
O seu Telefone (*):
Autorizo a utilização dos meus dados no âmbito da Política de Privacidade da SIGNA.
Pretendo receber novidades e promoções exclusivas da SIGNA.
Enviar Pedido de Ajuda
(*) Campos obrigatórios