Novas Medidas de Segurança e Higiene no Local de Trabalho. A sua Empresa está Preparada?

Sobre a SIGNA | Blog | Testemunhos | Contactos Telefone SIGNA

Pesquisar
Oportunidades

Novas Medidas de Segurança e Higiene no Local de Trabalho. A sua Empresa está Preparada?

Última atualização em 09-11-2020
Distanciamento social, máscaras, viseiras, luvas, desinfetantes… Afinal que novas medidas de segurança e higiene no local de trabalho devem adotar as empresas para prevenir o contágio da Covid-19?
Novas Medidas de Segurança e Higiene no Local de Trabalho. A sua Empresa está Preparada?

Se a sua empresa está a pensar despedir-se do teletrabalho para regressar ao escritório, se a sua loja finalmente abriu portas, se o seu estabelecimento comercial vai receber autorização para regressar à atividade, é importante elaborar já o plano de contingência da sua empresa para desconfinar em segurança e, ao mesmo tempo, tentar melhorar os resultados do último trimestre de 2020.

E para elaborar o plano de contingência e implementar novas medidas de segurança e higiene no local de trabalho para prevenir a transmissão do novo coronavírus na sua empresa, deve seguir as recomendações da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) e DGS (Direção-Geral da Saúde) que vamos referir de seguida.

Novas medidas de segurança e higiene no local de trabalho

Não há como fugir!

Todas as empresas têm de implementar novas medidas de higiene e segurança no local de trabalho, e para tal, devem estabelecer um plano de contingência – obrigatório por lei – que tenha em atenção procedimentos e equipamentos, que variam consoante os riscos da atividade, mas também as orientações da ACT e DGS sobre o assunto.

Que orientações?

Grosso modo, as empresas (lojas e outros estabelecimentos comerciais) devem adotar as seguintes medidas de segurança e higiene no local de trabalho:

  • Reduzir a ocupação do espaço para 2/3 da capacidade total para garantir o distanciamento social.
  • Alterar a disposição dos postos de trabalho de modo a assegurar o distanciamento necessário e desenhar marcações nos pavimentos, de forma a relembrar as distâncias.
  • Quando o distanciamento físico não for possível, optar pela redistribuição de tarefas, definição de diferentes horários de trabalho, rotatividade dos colaboradores ou teletrabalho.
  • Em alternativa ao distanciamento físico, os estabelecimentos comerciais podem optar por barreiras físicas, como divisórias em acrílico.
  • As empresas também devem providenciar a desinfeção regular das suas instalações: investir numa limpeza profunda no local de trabalho e numa limpeza mais regular de mesas, cadeiras, maçanetas e outras superfícies mais usadas. É igualmente importante apostar numa boa ventilação, se possível preferindo a ventilação natural através da abertura de janelas. Não sendo viável, devem reforçar a ventilação artificial e limpar os sistemas de ventilação e ar condicionado com frequência.
  • Disponibilizar gel desinfetante e máscaras de proteção aos colaboradores.
  • Nalgumas empresas poderá também ser necessária a disponibilização de viseiras, luvas ou outros equipamentos de proteção.
  • Dar formação ou pelo menos informação sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção.
  • Garantir que os clientes e outras pessoas que possam frequentar o espaço, usam máscara de proteção.
  • Medir a temperatura dos colaboradores todos os dias, se assim o entenderem, embora não possam fazer o registo da temperatura corporal das pessoas. Em caso de febre (qualquer medição acima de 38ºC), a entidade empregadora pode impedir o colaborador de entrar nas instalações da empresa.

Sugestões de produtos para o plano de contingência da sua empresa

Agora que tomou nota das orientações da ACT e DGS para elaborar um plano de contingência para a sua empresa, com novas medidas de segurança e higiene no local de trabalho, aproveite para conhecer alguns produtos que poderá encomendar à SIGNA de forma a manter os seus colaboradores, clientes e demais parceiros comerciais em segurança.

Máscaras de proteção descartáveis

A Direção-Geral de Saúde aconselha o uso de máscara em espaços interiores fechados, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória. Este conselho torna-se obrigatório para trabalhadores cujo local de trabalho seja em transportes coletivos de passageiros, espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público e em creches e escolas.

De resto, empregados e empregadores podem ponderar o uso de máscara de proteção. Mas mesmo que tenha apenas meia dúzia de pessoas aí no escritório, o melhor é prevenir, não remediar, e encomendar máscaras de proteção descartáveis testadas e certificadas pela CE.

Máscaras personalizáveis em tecido

Se quiser aproveitar o período de desconfinamento para promover a sua empresa está no seu direito e nós no nosso dever de lhe sugerir máscaras personalizáveis e reutilizáveis, certificadas pelo CITEVE até 25 lavagens!

Com fundo em tecido branco, este produto permite a personalização total por sublimação e por isso pode proteger os seus colaboradores, clientes, familiares e amigos… e ao mesmo tempo mostrar o logotipo da sua empresa!

Máscaras higiénicas Liriax

Preferindo imprimir o logotipo da sua empresa numa máscara que faça a identificação visual do negócio, a nossa sugestão vai para as máscaras higiénicas liriax, disponíveis em várias cores! Este produto em algodão e poliéster, com a certificação OEKO-TEX Classe I, tem uma eficiência de filtragem bacteriana superior a 98% e é resistente a 25 lavagens.

Viseiras de Proteção

Além de máscaras, precisa de encomendar viseiras de proteção para os seus colaboradores? Aconselhamos viseiras de proteção de rosto com suporte em ABS, que além de impermeáveis, não embaciam e são laváveis. E ainda oferecemos a possibilidade de personalizar com um autocolante com o logotipo ou nome da sua marca!

Gel desinfetante para mãos (100ml)

Independentemente do porte e área de atuação da sua empresa, um produto que não pode faltar nesta fase de desconfinamento é o gel desinfetante para mãos, até porque é responsabilidade de entidade patronal providenciar desinfetante para os trabalhadores, bem como dispensadores de sabonete líquido, papel para limpeza das mãos e produtos de limpeza e desinfeção adequados para cada posto de trabalho.

No que toca a álcool gel para higiene das mãos, a nossa sugestão vai para este produto de 100ml que contém 70º de álcool, mas também glicerina para evitar o ressecamento da pele.

Gel desinfetante de mãos (500ml)

Se tem uma loja ou um estabelecimento comercial aberto ao público, é importante providenciar também soluções desinfetantes para colocar à entrada para facilitar o processo de higienização e evitar o contágio da Covid-19. Nesse sentido, sugerimos o gel desinfetante de mãos com doseador. Este produto tem 70º de álcool e glicerina.

Dispensador de álcool gel em inox

A sua empresa conta com grande afluência de pessoas todos os dias? Então, o ideal é apostar desde já num dispensador de álcool gel em inox com reservatório de 5,20 litros de capacidade e, claro, com a possibilidade de personalizar com a imagem da sua marca.

Esferográfica antibacteriana flom

E por fim, um brinde para mimar os seus colaboradores e clientes! Uma esferográfica antibacteriana que inibe e impede o crescimento de bactérias na superfície da caneta, através da tecnologia nano silver - tratamento especial feito com íons prata.

 


Solicite mais Informações

Por favor use o seguinte formulário para qualquer pedido de cotação ou informações complementares:
O seu Nome (*):
O seu Email (*):
A sua Mensagem (*)
Enviar Mensagem
(*) Campos obrigatórios
Artigo adicionado com sucesso!

O artigo foi incluído no seu pedido de Orçamento.
Poderá adicionar mais artigos ou continuar a sua pesquisa.

Por favor, informe o que pretende fazer:

mySIGNA
Para aceder à sua conta mySIGNA, por favor, preencha o seu email e a sua password:
O seu Email:
A sua Password:
Login automático neste computador
Se esqueceu os seus dados de acesso poderá recuperá-los aqui:
mySIGNA
Para efetuar o registo no nosso site, por favor, preencha os seus dados:
O seu Nome (*):
O seu Email (*):
A sua Empresa:
O seu Telefone:
Autorizo a utilização dos meus dados no âmbito da Política de Privacidade da SIGNA.
Quero manter-me informado(a) sobre novidades e promoções exclusivas da SIGNA.
Efetuar Registo!
(*) Campos obrigatórios
SIGNA
Vantagens da conta mySIGNA
  • Não necessita preencher sempre os seus dados de acesso
  • Acesso ao histórico dos seus pedidos
  • Guarde os seus brindes favoritos
  • Subscrição das nossas novidades e promoções
  • Efectue comodamente o seu pedido de Catálogo

808 203 295

Atendimento por WhatsApp +351 911 795 871

Se preferir, deixe-nos o seu contacto, que nós ligamos:

Liguem-me!

Precisa de ajuda?

Nós ajudámos!
Informe-nos para que tipo de evento se destinam os brindes, o valor máximo que pretende gastar e qual a quantidade que necessita, que nós tratamos do resto! Totalmente grátis e sem compromisso!

Quero Ajuda!
Nós Ajudamos!

Informe-nos para que tipo de evento se destinam os brindes, o valor máximo que pretende gastar e qual a quantidade que necessita, que nós tratamos do resto!

Tema do Evento/Finalidade dos Brindes (*):
Orçamento disponível (*):
Quantidades (*):
Outras informações relevantes:
O seu Nome (*):
O seu Email (*):
O seu Telefone (*):
Autorizo a utilização dos meus dados no âmbito da Política de Privacidade da SIGNA.
Pretendo receber novidades e promoções exclusivas da SIGNA.
Enviar Pedido de Ajuda
(*) Campos obrigatórios