Menos Email Marketing, Mais Brindes Publicitários

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Menos Email Marketing, Mais Brindes Publicitários

Última atualização em 30-07-2018
Como contornar as exigências do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados sem deixar de contactar os seus clientes?
Menos Email Marketing, Mais Brindes Publicitários

Os consumidores já não sabem o que fazer a tantos emails que recebem a solicitar consentimento livre, explícito e inequívoco para que as empresas possam tratar os seus dados pessoais. E as empresas já estão a sentir dificuldade em continuar a contactar os clientes, principalmente por email marketing, sem desobedecer às novas diretrizes.

Neste cenário, a oferta de brindes pode ser uma alternativa ou um complemento válido. Menos email marketing, mais brindes publicitários é a sugestão que fazemos a todos os tipos de negócio que pretendem continuar a manter um relacionamento estreito e positivo com prospects e clientes.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) entrou em vigor a 25 de maio de 2018, substituindo a atual diretiva e lei de proteção de dados. Para muitas empresas e organizações, isso significa que deixam de pedir um simples parecer à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) para autorizar a recolha, tratamento e armazenamento de dados, para passarem a assumir elas próprias a responsabilidade de interpretar e cumprir a lei, sendo que terão de conseguir provar que a cumprem e que fazem a gestão das suas bases de dados de forma contínua.

Caso contrário, correm o risco de pagar, nos casos mais graves, coimas até 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócios anual.

Trocado por miúdos…

Isto quer dizer que até ao passado mês de Maio a maioria das empresas sabia que só podia fazer o seu email marketing a quem desse consentimento. Agora, a ética vai mais longe e exige a nomeação de uma pessoa ou grupo de pessoas para tratar do assunto, ou seja, para garantir que a empresa cumpre o RGPD.

E tratar do assunto pode implicar, além da contratação de mais recursos humanos, a substituição de sistemas informáticos e o desenho de novos planos de implementação capazes de minimizar os riscos para os titulares dos dados, que têm de dar autorização expressa para a empresa em causa poder tratar e guardar a informação (mesmo que já o tenham feito anteriormente) através do preenchimento de um formulário.

E atenção que as opções pré-preenchidas deixam de ser possíveis de modo a que o consumidor tenha forçosamente de dar atenção e consentir de livre vontade a utilização dos seus dados, e de modo a que seja tão fácil cancelar essa permissão como cedê-la.

E o cumprimento do RGPD não fica por aqui! Depois de identificarem as suas bases de dados, as empresas devem rever então se há consentimento dos titulares para uso e tratamento dos dados que já existem e que (supostamente) já utilizavam; rever políticas de privacidade e termos de utilização, assim como contratos com fornecedores e outras entidades.

Em resumo, as empresas portuguesas vão ter de ler com atenção o Regulamento Geral de Proteção de Dados, efetuar um diagnóstico interno, encontrar medidas para tapar as lacunas, implementá-las e, por fim, criar um processo de gestão de dados contínuo.

Menos email marketing, Mais Brindes Publicitários

E quem garante às empresas que…

E no final… tudo isso para quê? Mesmo que as empresas possuam bases de dados em conformidade e bons técnicos de marketing digital a comporem as suas campanhas de email marketing, quem lhes garante que as pessoas vão abrir o email? Ler e/ou clicar num link?

Hum… Não haverá uma alternativa mais fácil para as empresas continuarem a comunicar com os clientes? Uma estratégia que não implique a leitura do RGPD nem os riscos do envio de email em massa? Um meio que possa ser usado em alternativa ou em simultâneo com o email marketing e que seja do agrado dos clientes?

Sim, existe! Chama-se oferta de brindes publicitários e permite a qualquer empresa poupar tempo e dinheiro nas suas campanhas promocionais e alcançar resultados incríveis a nível de notoriedade da marca!

Brindes publicitários como alternativa ao email marketing

Efetivamente uma empresa não deve desistir de um cliente assim que ele faz um pagamento nem cingir as suas campanhas a email marketing. Há diversos tipos de brindes publicitários que pode oferecer aos seus clientes e parceiros, de material de escrita a equipamentos eletrónicos.

De objetos de lazer a acessórios úteis para o seu escritório. De ofertas para todos os tipos de colaboradores, a brindes para clientes e parceiros, seja para assinalar datas comemorativas ou promover a marca em eventos empresariais.

Menos email marketing, mais brindes publicitários, seja, simplesmente, para agradecer o facto de uma pessoa ter entrado em contacto com a empresa, ter adquirido um produto ou serviço ou publicado um comentário positivo numa rede social.

Um brinde é uma excelente forma de estabelecer um relacionamento duradouro

As hipóteses de presentear os clientes são ilimitadas! E existem brindes, que marcam a diferença pela qualidade, novidade, inovação e diferenciação. Visitem a nossa plataforma online em https://www.signa.pt/ e encontrem com facilidade, comodidade e segurança o que de melhor há no mercado dos brindes publicitários!

Apostar num bom processo de pós-venda é fundamental para conquistar novas vendas, mas também para causar uma boa impressão. Mostrar que não está focada apenas na venda, mas também na satisfação permanente do cliente, é o caminho que qualquer empresa deve começar a percorrer.

Afinal, qual é o cliente que não gosta de receber um brinde útil num evento, após uma compra numa loja ou mesmo na sua caixa de correio? Uma esferográfica, uma agenda, uma t-shirt, um porta-chaves, uma pen drive, uma caneca? E qual não é a empresa que lucra, a curto e longo prazo, com essa oferta personalizada (com nome da empresa, logotipo, telefone, email)?

Um brinde consegue por si só que o consumidor fique com o contacto de uma empresa e a recorde durante muito tempo. É excelente para estabelecer um relacionamento e desenvolver um lead em direção a uma venda ou um cliente em direção à repetição de uma compra.

Menos email marketing, mais brindes publicitários. E por que não?


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